quarta-feira, 28 de março de 2012

FÁBRICA DE PROCESSAMENTO DE RAIZ DE MANDIOCA

Acodecol e UNISOL Brasil firmam nova parceria
quarta-feira, 22 fevereiro 2012
O assessor técnico da UNISOL Brasil no Mato Grosso do Sul, Ari José de Souza, e o diretor presidente da Acodecol (Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Caracol), Bento Afonso se reuniram, em 13 de fevereiro, para viabilizar parceria de apoio com os produtores da Agricultura Familiar que fornecerão mandioca para a fábrica de beneficiamento. O local está em construção no município e proporcionará a comunidade mais uma fonte de renda por meio do Programa de Aquisição de Alimentos da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento).

De acordo com Afonso, a fábrica tem capacidade para armazenar 120 toneladas em câmaras frias, que produzirão cerca de 80 toneladas de mandioca semanal e mais quatro toneladas de polpa de fruta. Toda a semana será distribuída 80 toneladas de mandioca para instituições nos municípios de Caracol, Campo Grande, Bela Vista, Guia Lopes da Laguna, Jardim e Bonito. “Cada pequeno produtor plantará um hectare de mandioca e terá sua compra garantida pela Acodecol, isto ira beneficiará 2 mil famílias”, disse.


Presidente da Acodecol, Bento Afonso, na construção da fábrica de beneficiamento. Foto: Arquivo UNISOL Brasil.
A expectativa é de que a fábrica seja inaugurada em março deste ano, com a presença do ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, e do governador do estado, André Puccinelli, representante da Conab que tem dado apoio ao empreendimento por meio do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Hoje a Acodecol é a maior operadora do PAA no Mato Grosso do Sul, tendo 1,5 mil produtores cadastrados com venda de produtos garantida.

Para Souza, a Acodecol será a única representante do Mato Grosso do Sul a fornecer iogurtes para os hotéis e restaurantes que receberão atletas, delegação e turistas durante os jogos da Copa do Mundo de 2014. “Quando se trabalha em beneficio da comunidade desenvolvemos uma cidade melhor, por isso a parceria entre a UNISOL Brasil e Acodecol vem dando resultados”, mencionou.


Construção da fábrica de beneficiamento de mandioca e polpa de fruta. Foto: Arquivo UNISOL Brasil.
Tags: Acodecol, Agricultura Familiar, Centro-Oeste, mandioca

ENTREVISTA

Presidente do PMDB dá entrevista a rádio de associação em Caracol
PMDB DIRETÓRIO ESTADUAL | Terça-feira, 13 de Março de 2012 - 15h13
João Carlos Marchezan


O presidente do Diretório Estadual do PMDB de Mato Grosso do Sul, Esacheu Nascimento, foi entrevistado na manhã de sábado (10) por Bento Afonso, presidente da Associação Comunitária de Desenvolvimento Artístico e Cultural de Caracol – Acodecol. A entrevista foi transmitida pela rádio comunitária mantida pela associação.

Durante a entrevista Bento Afonso dirimiu as dúvidas dos ouvintes de Caracol e região sobre o momento político e a conjuntura do PMDB Estadual vislumbrando as eleições municipais que se avizinham. Tema recente do noticiário político, a Lei da Ficha Limpa foi uma das questões mais aventadas pelos ouvintes.

Além do entrevistado e entrevistador estavam presentes no estúdio para um bate-papo antes da entrevista o vice-presidente estadual da Fundação Ulysses Guimarães e a vice-presidente da Acodecol, Liziane Bomfim.

O presidente da Associação e entrevistador da rádio comunitária, Bento Afonso, elogiou a postura do presidente do PMDB e ressaltou a parceria de sua instituição com o governo do Estado. A Acodecol trabalha em sintonia com o poder executivo estadual que estabelece parcerias com os associados por meio de órgãos de governo como a Agraer.

Esacheu Nascimento também não poupou elogios à Associação que estimula a produção na região, atuando na área de laticínios e, ultimamente, na produção e industrialização de mandioca. “Fico extremamente feliz em saber que os produtos lácteos da Caracolac foram escolhidos para consumo dos atletas durante a Copa de 2014”, disse o presidente sobre o laticínio da Associação.

Acodecol no campo

Após o sucesso da rádio comunitária que atende as necessidades de comunicação de Caracol e região, a Acodecol resolveu investir na produção rural congregando pequenos produtores da região no associativismo. A exemplo do que ocorre em estados do sul do País, a Acodecol atingiu o êxito em seu intento ao levar seu laticínio, o Caracolac, a altos níveis de qualidade na produção.



Devido a isto e a isenção de contaminantes dos produtos, a mesma foi selecionada para fornecer os produtos para consumo dos atletas durante a Copa do Mundo de 2014. “Tudo que será consumido de produtos lácteos pelos envolvidos no campeonato mundial de 2014, será fornecido por nós”, explicou Bento Afonso ao dirigente estadual.

Novas Fronteiras

Transformado em realidade e com fornecimento, produção e consumo garantidos, o laticínio segue beneficiando enquanto a Associação busca novos mercados, investindo agora na produção e beneficiamento de mandioca de mesa.

Com a devida assistência técnica, os associados passam a produzir, também, a mandioca que será beneficiada na nova agroindústria da Associação e transformada produto pronto e congelado para o consumo. A agroindústria de beneficiamento de mandioca deve ser inaugurada nos próximos dias, ampliando a renda dos pequenos produtores da região e dando a Mato Grosso do Sul mais uma fonte de emprego e renda para melhorar as condições de vida de sua população.

Exemplo de produção familiar

A Acodecol vem se notabilizando como exemplo de sucesso no fomento à agricultura familiar. Participante das mais diversas feiras de produção deste segmento, a Associação é citada em outros eventos no estado e fora dele como modelo de associativismo que dá certo para os pequenos produtores.



Em junho de 2010 durante a 7ª Feira Nacional da Agricultura Familiar e Reforma Agrária - FENAFRA, a Acodecol, por meio do Laticínio Caracolac, representou MS na área de lácteos.

Na ocasião a primeira dama do País, dona Mariza se encantou com a associação e, Carinhosamente, o laticínio foi apresentado nacionalmente por ela, que expôs a camiseta do Caracolac a um público de mais de 200 mil pessoas de todo o Brasil e representações internacionais que estavam presentes no evento.

ACS PMDB/MS

domingo, 18 de março de 2012

ACODECOL NA TV MORENA






Os bastidores da ACODECOL estiveram movimentados nesta última semana. O presidente Bento Afonso Oliveira de Souza e os demais membros receberam a visita da equipe de reportagem da TV Morena (Rede Globo) no domingo, dia quatro, e da RIT (SBT) na quarta-feira, dia sete de março. O objetivo das duas emissoras era o mesmo, conhecer de perto o trabalho da entidade que tem chamado atenção pelo trabalho desenvolvido nos últimos anos e a entrega dos derivados lácteos nas cidades sedes da Copa do Mundo em 2014, conforme o Projeto Talentos do Brasil Rural.
O dia da equipe da TV Morena começou logo cedinho para acompanhar o produtor rural desde a ordenha no campo, passando pela coleta do leite nos resfriadores dos assentamentos Caracol e Santa Marina em Bela Vista, onde entrevistaram diversos agricultores familiares. Puderam acompanhar também a entrega de outros produtos como mandioca, milho verde, limão, abóbora, banana, batata doce e outros que são entregues na merenda escolar através do PNAE e para as entidades cadastradas no Programa de Aquisição de Alimentos (CONAB).
A reportagem acompanhou a entrega destes produtos e dos lácteos na Escola Estadual Dr. Rubens de Castro Pinto, quando entrevistou o Diretor Maurício Villalba. Já no Laticínio Caracolac, acompanharam de perto a chegada da matéria prima na indústria, com o caminhão tanque e o processamento do leite e seu desdobramento nos diversos produtos. Ao final saborearam os deliciosos produtos Caracolac. Na oportunidade aproveitaram para conhecer as instalações da futura fábrica de beneficiamento de mandioca, que leva o Selo da Agricultura Familiar, com sua câmara de congelamento com capacidade de estocagem de 80 toneladas de mandioca por semana. A reportagem será divulgada no MS Notícias e no programa Globo Rural.
A equipe da RIT, responsável pelo Programa Revista Campo conheceu a indústria e todo o beneficiamento dos produtos e pode acompanhar de perto a ordenha na Chácara do Sr. Mina Garcia, que entre câmeras e tambores de leite relatou a transformação que sofreu o município de Caracol depois da instalação do laticínio. A equipe visitou o Assentamento Barra do Itá no município de Bela Vista e acompanhou o agricultor familiar em sua lavoura de mandioca e o carregamento do produto que foi distribuído nas instituições assistidas.
O presidente Bento Afonso comentou que com a veiculação dos trabalhos da ACODECOL nos programas de televisão, muitas pessoas poderão conhecer a intensidade do trabalho que é realizado com muito empenho e amor pela instituição, trazendo condições de comercialização aos produtos da agricultura familiar, gerando renda e fazendo com que o agricultor possa realmente ter um preço digno e justo pela sua produção, trazendo qualidade de vida ao meio rural.

As imagens gravadas foram ao neste final de semana (sábado e domingo) no globo rural.