sábado, 25 de fevereiro de 2012

ACODECOL realiza mais uma doação




Usina de processamento de mandioca - ACODECOL

A ACODECOL, associação comunitária de caracol traz para seu município a usina de beneficiamento da mandioca onde fará o processamento do produto descascando, limpando e no processo final a mandioca congelada. Toda essa iniciativa pelo desenvolvimento da cidade pela ACODECOL cujo presidente BENTO AFONSO afirma com muita esperança que essa usina trará aos moradores mais empregos e assim trazendo uma melhor renda no município, é bom lembrar que a usina de beneficiamento de mandioca irá trazer desenvolvimento socioeconômico para a população pois serão disponibilizado 50 vagas de emprego dentro da usina e também trazendo serviços e lucro as chácaras e sítios dos pequenos produtores ao redor da cidade, alem dos assentamentos da reforma agrária e agricultores familiares da região.
Todo esse investimento que a ACODECOL está fazendo na Agroindústria tem como utilidade também uma nova forma de comercio da mandioca, pois a produção brasileira no ano passado, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento – Conab, foi de 22,6 milhões de toneladas de raízes que possui sais minerais como o cálcio, ferro e fósforo. Desse total, apenas 0,5% são exportados. Toda a mandioca do País é consumida em forma descascada e cortada em pedaços, farinha e polvilho. A nova ideia da usina também segundo declaração de Liziane Bomfim componente da direção da instituição é que não só terá mandioca congelada, mas também vários produtos derivado da mandioca como o bolo, pão de mandioca, biscoitos e polvilho, sem esquecer-se do processador de frutas oferecendo o melhor produto como conserva de frutas e a própria polpa.

“há cinco anos trabalhamos com Agricultura Familiar e nesse tempo todo identificamos o perfil do agricultor do mato grosso do sul voltado a raízes tubérculos e a mandioca é a campeã em produção no Mato grosso do sul, por isso sentimos a necessidade de instalar uma usina de beneficiamento para favorecer a comercialização por um preço justo, o que beneficiara inicialmente em media 1.500 produtores.” Disse Liziane Bomfim.

O complexo da fabrica de mandioca beneficiara pequenos produtores de mandioca da região o empreendimento alem de garantir melhorias na qualidade de vida dos produtores e permitira a maior valorização do produto e sempre com o apoio do projeto PAA – Programa de aquisição de alimentos e na conclusão de todo o processo vem o PNAE- Programa nacional de alimentação escolar que é a compra do produto para a merenda escolar.
Segundo informações contidas na entrevista ao presidente da ACODECOL BENTO AFONSO na revista via Pantanal “a previsão é que ela seja inaugurada depois do carnaval, mais ainda depende das câmaras frias, mas para inauguração já foi confirmada a presença do ministro da Secretaria-Geral da Presidência da republica, Gilberto carvalho e o Governador André Puccinelli”.
E essa é mais uma indústria a serviço da ACODECOL rumo ao crescimento e desenvolvimento do nosso município.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

RECICLE

Acodecol e Unisol Brasil faz parceria no projeto de reciclagem

A pedido do presidente da Acodecol Bento Afonso o assessor da UNISOL BRSIL este vê visitando o município de Caracol onde fica localizado o empreendimento filiado a Unisol Brasil.
A visita foi para ver a possibilidade da Unisol ser parceira do empreendimento num projeto de reciclagem para que com isto as pessoas que vivem na cata de material do lixão do municio tenha condições melhores para trabalhar.

Para Bento Afonso é uma vergonha o que estamos vendo hoje no nosso município, homens, mulheres e ate crianças revirando lixo à procura de material para poder vender e com isto garantir uma renda mínima para estas famílias.

A proposta da Acodecol e muito interessante e que foi apresentada ao assessor da Unisol Brasil no MS e que gostou muito da ideia que o Bento teve para pelo menos dar um começo e amenizar este problema em Caracol, como ele diz esta na hora de alguém fazer algo já o que estamos vendo e o descaso do poder publico.

O assessor da Unisol Brasil MS Ari Jose de Souza diz que com o projeto iremos tirar primeiro tirar aas crianças do lixão para que se garantam os direitos delas que é educação, saúde e lazer para isto foi proposta a construção de um barracão para fazer a seleção deste material, capacitar estas pessoas em cooperativismo, no primeiro momento a coopervida empreendimento filiado a Unisol Brasil ira fazer a comercialização para estas pessoas outra ideia e que possamos criar uma filial da coopervida em Caracol com isto eles vão ser cooperados assim poderemos fazer mais por eles, outra e tentar uma parceria com a secretaria municipal de educação ao para darmos palestra sobre coleta seletiva e com isto estas crianças incentivarem seus pais a aderirem à campanha da coleta seletiva.

Para o assessor da Uniso Brasil isto é viável, pois se trata de um município com cerca de 5.000 habitantes e que não será tão difícil assim a Acodecol por em pratica este projeto.

Fonte: Assessoria

ACODECOL SHOWTEC

ACODECOL participou da 16ª edição do Showtec, o evento que apresentou mostra de tecnologia para o agronegócio, pesquisas de difusão, debate de diversas questões relacionadas ao setor produtivo no País, realizada desde 2007 durante o evento por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, Sebrae e Fundação MS.
O presidente da ACODECOL Bento Afonso Oliveira de Souza recepcionou as lideranças de vários setores produtivos do agronegócio nacional, parlamentares e membros do governo, a governadora em exercício Simone Tebet (PMDB), o Ministro interino da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Carlos Vaz, Prefeito de Maracaju, Celso Vargas e o diretor-presidente da Agraer, José Antônio Roldão todos visitaram o stand do Laticinio Caracolac, onde puderam saborear as delícias lácteas produzidas pela agroindústria. Após provar o iogurte o Ministro elogiou o trabalho da ACODECOL e a qualidade dos produtos Caracolac que serão fornecidos durante a COPA DO MUNDO 2014, e se colocou a disposição para que o empreendimento possa avançar cada vez mais na valorização do agricultor familiar.

Na oportunidade Bento informou a Governadora Simone Tebet e ao Ministro José Carlos Vaz sobre mais uma indústria que está sendo instalada no município de Caracol, através da ACODECOL, a Usina de Beneficiamento da Mandioca e de Processamento de Frutas. A governadora ficou orgulhosa e feliz em ver que Bento Afonso não parou de trabalhar e está sempre criando e desenvolvendo novos projetos que alcance um número maior de famílias beneficiadas. Bento enfatizou também, do prazer que sente em representar a comunidade de Caracol e os produtores da agricultura familiar da região e destacou a presença da jovem caracolense Ellen Cárceres Lopes , acompanhada dos pais, a professora Dercelene Cárceres Lopes e Edson Jair Lopes que orgulhosamente “ vestiu a camisa” do Caracolac e ajudou a recepcionar as autoridades, o que também impressionou a Governadora Simone por saber que Caracol conta com jovens bem informados e capazes de exercer com desenvoltura, a cidadania para o desenvolvimento de todos.

Bento Afonso que participou da abertura, e conversou com várias lideranças, sentiu confiança no desenvolvimento do setor rural para os próximos anos e ouviu do Delegado do MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário), João Grandão a certeza de uma parceria firme para o avanço do Mato Grosso do Sul na área de produção da agricultura familiar, através de empreendimentos sérios como a ACODECOL/CARACOLAC e COOPPSAF . Também estiveram presentes no stand e se alegraram com o sucesso do Caracolac o senador Waldemir Moka, o deputado federal Reinaldo Azambuja, que já há vários anos apóiam o Bento Afonso como líder comunitário comprometido em desenvolver a agricultura familiar em caracol e em todo o estado do MS.