quinta-feira, 13 de março de 2008

Projeto Escola de Fábrica


ACODECOL trabalhando na profissionalização da juventude


A ACODECOL apadrinhada pelo IAPPEC conseguiu junto ao MEC a aprovação para realizar em Caracol - MS o Projeto Escola de Fábrica com o Curso de Iniciação Profissional na área de Laticínio e Derivados de Leite.
Na tarde de quarta feira 12 de março de 2008 a ACODECOL realizou uma pré-seleção dentre os jovens de 16 a 24 anos de idade interessados em fazer parte do projeto escola de fábrica.
Explicaremos o que é este projeto escola de fábrica:
Projeto Escola de Fábrica é uma iniciativa do Governo Federal através do Ministério da Educação e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica em parceria com empresas, aqui no caso em parceria com A ACODECOL pelo Laticínio Caracolac.
O Projeto tem a finalidade de promover formação profissional inicial e continuada a jovens de 16 a 24 anos de idade que estejam regularmente matriculados no ensino fundamental, médio ou EJA. Serão 20 vagas onde os selecionados receberão reforço escolar, orientações e palestras sobre temas transversais como segurança no trabalho, ética, meio ambiente dentre outros, também cada um irá receber uniforme, lanche, seguro de vida e uma bolsa auxilio no valor de R$ 150,00.

Foram muito bem recebidos pela diretora Doralina Rodrigues da Escola Estadual Doutor Rubens de Castro Pinto assim como pela Diretora da Escola Municipal Ana Paula do Nascimento Sobrinho, o presidente Bento Afonso Oliveira de Souza, Luis Miguel Pezzini, Cristina Araújo Pezzini e Nivia Navarro representantes da ACODECOL responsáveis pela divulgação do projeto aos alunos, assim como realização da pré-seleção dos jovens interessados em ingressar no projeto.
Os jovens tiveram que responder a um questionário enviado pelo MEC, fizeram uma redação e passaram por uma entrevista, somaram-se 73 jovens dentre os quais serão selecionados 20 para preencherem as vagas oferecidas. Para preencher o questionário era preciso ter CPF, como muitos dos adolescentes não tinham o documento foi realizada uma parceria com Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação e ACODECOL, a prefeita Maria Odeth disponibilizou ônibus para levar os alunos até o Banco do Brasil, a Diretora Doralina Rodrigues da Escola Estadual acompanhou os alunos até o banco e a ACODECOL conseguiu junto ao Banco três funcionários e um horário especial para o atendimento destes jovens para que fosse feito o CPF de forma rápida.
Em breve a ACODECOL estará divulgando os nomes dos candidatos escolhidos. Lembrando que ainda haverá o processo de seleção dos professores e as aulas iram iniciar no mês de Junho deste ano.